Lugares para conhecer - Nova York
Quem nunca ouviu falar de uma das cidades mais badaladas dos EUA? Acho que não é de hoje que New York é um dos destinos mais pesquisados por quem ama conhecer cidades grandes e movimentadas, então bem comigo conferir algumas dicas de viagem e curiosidades sobre esse lugar maravilhoso!
Há várias Nova York dentro da mesma cidade e acredito que pra mim isso seja o mais impressionante deste lugar! Tem a Nova York do luxo em Uptown, a alternativa em East e West Village, a fashion em Chelsea e Meatpacking District, a que aparece nos filmes em Midtown, o centro econômico do mundo em Lower Manhattan, a gospel no Harlem, a descolada na Union Square, Flatiron District e Gramercy Park e a de ruas bucólicas no Brooklyn. A cidade reserva atrações que prenderiam sua atenção por décadas, tente planejar uma viagem para pelo menos 1 semana, garanto que não vai se arrepender.
Lugares que você não pode deixar de visitar:
1- Central Park
2- Estátua da Liberdade
3- Ellis Island
4- Times Square
5- Admirar a Empire State Building
6- Atravessar a Brooklyn Bridge
7- Andar na Quinta Avenida
8- Broadway
9- American Museum of Natural History
10- MoMa - Museu de Arte Moderna de Nova York
Bônus: 11- 9/11 Memorial Museum (dedicado exclusivamente ao atentado às torres gêmeas, ele homenageia todas as vítimas)
Fuso Horário:
O fuso horário em Nova York é duas horas atrasado em relação a Brasília, ou seja, cinco horas a menos que Greenwich – quando o Brasil está em horário de verão, a diferença é de três horas.
Os americanos também têm horário de verão, que vai do segundo domingo de março ao primeiro de novembro. Nesse período, a diferença com o Brasil passa a ser de apenas uma hora. O horário comercial vai das 9 às 17 horas, sem intervalo no almoço. As lojas ficam abertas até às 20 horas, fechando às 18 horas só aos domingos.
O horário dos restaurantes varia; alguns abrem às 11 horas e só fecham à meia-noite, mas muitos interrompem o expediente entre almoço e jantar. Como os americanos jantam cedo, os estabelecimentos abrem por volta das 17h30 e muitos fecham às 22 ou 23 horas.
Transporte:
A melhor maneira de andar em Nova York, além de propriamente caminhar a pé dentro dos bairros, é de metrô ou táxi. Esqueça a ideia de alugar um carro, pois os estacionamentos são caríssimos e o trânsito é caótico. Os ônibus podem ser uma boa opção se você não tem pressa de chegar, já que também enfrentam os engarrafamentos da cidade.
Como chegar nos melhores pontos (metrô):
American Museum of Natural History: linhas B ou C até a 81st Street-Museum of Natural History
The Cloisters: linha A até a 190th Street
Guggenheim Museum: linhas 4, 5 ou 6 até a 86th Street
Metropolitan Museum of Art: linhas 4, 5 ou 6 até a 86th Street
Museum of Modern Art: linhas E ou M até a 5th Avenue/53rd Street ou linhas B, D, F ou M até a 47th-50th Streets-Rockefeller Center
Brooklyn Bridge: linhas 4, 5 ou 6 até a Brooklyn Bridge-City Hall ou linhas J e Z até a Chambers St.
Chrysler Building: linhas 4, 5, 6, 7 ou S até a Grand Central-42nd Street
Empire State Building: linhas B, D, F, M, N, Q, R ou W até a 34th Street-Herald Square
Grand Central Terminal: linhas 4, 5, 6, 7 ou S até a Grand Central-42nd Street
Rockefeller Center: linhas B, D, F ou M até a 47th-50th Streets-Rockefeller Center
United Nations: linhas 4, 5, 6, 7 ou S até a Grand Central-42nd Street
Yankee Stadium: linhas 4, B ou D até a 161st Street-Yankee Stadium
Chinatown: linhas 6, J, N, Q, R, W ou Z até a Canal Street
Greenwich Village: linhas A, B, C, D, E, F ou M até a West 4th Street
Times Square: linhas 1, 2, 3, 7, N, Q, R, S ou W até a Times Square-42nd Street ou linhas A, C ou E até a 42nd Street-Port Authority Bus Terminal
Wall Street: linhas 2, 3, 4 ou 5 até a Wall Street ou linhas N, R ou W até a Rector Street
Cathedral of St. John the Divine: linhas 1, B ou C até a Cathedral Parkway (110th Street)
St. Patrick’s Cathedral: linhas B, D, F ou M até a 47th-50th Streets-Rockefeller Center ou linhas E ou M até a 5th Avenue/53rd Street
Calendário (pra você não perder as melhores atrações de todos os meses):
Janeiro:
Nova York tem duas Restaurant Weeks, a de inverno e a de verão. A primeira acontece em janeiro, e a segunda, em julho. Nessas semanas, os melhores restaurantes da cidade criam cardápios especiais com entrada, prato principal e sobremesa a preços fixos.
Em janeiro e setembro, também rolam as Broadway Weeks, períodos em que o público pode comprar 2 ingressos por 1 para vários shows da Broadway.
O mês também conta com um evento inusitado: o No Pants! Subway Ride, do grupo artístico Improv Everywhere, reunindo gente que pega o metrô sem calças no inverno, durante duas horas do dia.
Fevereiro:
É imperdível assistir aos desfiles do Ano-Novo Chinês em Chinatown (dependendo do ano, a data pode cair em janeiro). Também acontece a primeira New York Fashion Week do ano, com a coleção outono/inverno (a segunda é em setembro).
Fevereiro é também o mês da bizarra corrida dentro do Empire State Building. Durante uns 10 minutos, os competidores galgam as escadas do térreo ao deque de observação do 86o andar, subindo 1.576 degraus.
Março:
O St. Patrick’s Day Parade celebra desde 1762, no dia 17 de março, a herança dos imigrantes irlandeses, com 200 mil pessoas caminhando pela 5a Avenida, entre a 44th e a 79th Streets. Tudo isso regado a muita cerveja nos pubs da ilha.
Também em março, o New York Internacional Children’s Film Festival apresenta o melhor das novas animações, curtas, documentários e longas voltados para crianças e promete ser um programa para a família inteira.
Abril:
No domingo de Páscoa, a Easter Parade and Easter Bonnet Festival sobe pela 5a Avenida, da 48th à 57th Street, passando em frente à St. Patrick’s Cathedral, com pessoas usando fantasias (e chapéus) extravagantes.
Nesse mês também ocorre o Tribeca Film Festival, concebido pelo ator Robert De Niro um ano depois dos ataques de 11 de setembro. Além de filmes de diversos países e palestras de diretores e atores, o festival também oferece experiências interativas e de realidade virtual, shows e outros programas.
Maio:
O TD Five Boro Bike Tour reúne mais de 32 mil ciclistas que percorrem quase 70 quilômetros pelos cinco boroughs de Nova York (Manhattan, Bronx, Queens, Brooklyn, Staten Island).
O Ninth Avenue International Food Festival traz barraquinhas de comida grega, italiana, alemã, marroquina, tailandesa e de diversos outros países, entre a 42nd e a 57th Street.
Já o Memorial Day, na última segunda-feira do mês, presta homenagem aos americanos que morreram defendendo o país e é o marco simbólico do início do verão.
Junho:
Acontece o Museum Mile Festival, evento em que nove museus da 5a Avenida abrem suas portas durante um dia inteiro e recebem mais de 50 mil visitantes de graça. Os quarteirões da 82th à 105th Street, na 5a Avenida, são fechados ao tráfego e inundados por artistas, bandas e barraquinhas com atividades infantis.
Nesse mês começa também o River to River Festival, com eventos gratuitos por toda Lower Manhattan, a maioria concertos e performances ao ar livre.
Junho também é o mês da Pride Week, semana de eventos voltados à comunidade LGBT, que termina na Pride March, a parada gay de Nova York.
Também rolam os concertos do NY Philarmonic Concerts in the Parks, que leva uma semana de música clássica grátis para parques dos cinco boroughs. Entre junho e agosto, tem o HBO Bryant Park Film, o festival de cinema no parque.
Julho:
No famoso 4 de Julho, Dia da Independência dos Estados Unidos, a loja de departamentos Macy’s patrocina um show de fogos de artifício – o melhor ponto de observação é a FDR Drive, da Houston à 42nd Street, fechada ao tráfego.
É mês também do Summerstage, com música, dança e teatro ao ar livre, em diversos parques dos cinco bouroughs, quase sempre de graça.
Uma das melhores festas da cidade ocorre no Brooklyn entre julho e setembro. É a MoMa PS1 Warm Up, que acontece há duas décadas na área externa do museu PS1. Além dos shows e performances, também é possível explorar as exposições do museu.
Agosto:
Ainda é verão, e todos só querem diversão ao ar livre. O Shakespeare in the Park já levou, em seus quase 60 anos de história, milhões de espectadores para as peças gratuitas do dramaturgo no Delacorte Theater, no Central Park. Os ingressos são distribuídos às 12 horas, no dia da apresentação (e, na verdade, o evento vai de maio a agosto).
Também é o mês do Lincoln Center Out of Doors, uma série de shows musicais e performances de dança apresentados de graça nas praças do Lincoln Center. Agosto igualmente marca o início do U.S. Open, um badalado campeonato de tênis que acontece no Flushing Meadows Corona Park, no Queens.
E ainda tem o Harlem Week, festa que celebra a história e as tradições culturais do Harlem com corais gospel, desfiles de moda na rua e shows – a maioria de graça.
Setembro:
Começa um dos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, o New York Film Festival e acontece também a Feast of San Gennaro, em Little Italy, que celebra o santo patrono de Nápoles com desfiles, procissões, shows e gastronomia italiana.
Nesse mês também tem início o BAM Next Wave Festival, um dos eventos culturais de maior relevância da cidade, na Brooklyn Academy of Music. A programação inclui a produção inovadora de artistas locais e internacionais na dança, no teatro, no cinema e na literatura e vai até dezembro.
Outubro:
O Village Halloween Parade, desfile de Halloween, no dia 31, reúne pessoas fantasiadas, espetáculos circenses e muita música no Village, na 6a Avenida. Outubro também é o mês da New York Comic Con, festival de cultura pop e geek que reúne cosplayers, exibições de filmes e seriados e discussões.
Novembro:
Corra para ver a Maratona de Nova York, no primeiro domingo de novembro, quando mais de 100 mil atletas e 2 milhões de torcedores lotam as ruas de Manhattan para prestigiar uma das mais famosas corridas do mundo.
No dia do feriado de Ação de Graças (Thanksgiving), ocorre o desfile Macy’s Thanksgiving Day Parade, reunindo mais de 2,5 milhões de pessoas para ver os balões gigantes na forma de Bob Esponja, Snoopy e Pantera Cor-de-Rosa, entre outros.
Na sexta-feira após o Thanksgiving acontece a Black Friday, o dia em que as principais lojas dos Estados Unidos organizam um saldão coletivo, promovem descontos acima de 50% e levam os consumidores à loucura.
Também nesse mês começa a temporada do Natal. Há mais de 80 anos ela é inaugurada com a performance de pernas elásticas das Rockettes no Christmas Spectacular Radio City Music Hall e o acender das luzes da árvore de Natal no Rockefeller Center.
Dezembro:
O espetáculo Quebra-Nozes (The Nutcracker), do New York City Ballet, é um ritual familiar imperdível para quem visita a cidade em dezembro (vai do fim de novembro até o início de janeiro). E, no dia 31, para os muito animados, sempre há a contagem regressiva para a chegada do Ano-Novo na Times Square.
Feriados Nacionais:
1o de janeiro: Ano-Novo
Terceira segunda-feira de janeiro: Dia de Martin Luther King
Terceira segunda-feira de fevereiro: Dia do Presidente
Última segunda-feira de maio: Memorial Day
4 de julho: Independência dos Estados Unidos
Primeira segunda-feira de setembro: Dia do Trabalho (Labor Day)
Segunda segunda-feira de outubro: Dia de Cristóvão Colombo
11 de novembro: Dia dos Veteranos
Quarta quinta-feira de novembro: Ação de Graças (Thanksgiving)
Gostou? Deixe seu comentário de sugestão para o próximo destino ou conte sua experiência nessa cidade!
Beijos de luz!
0 Opiniões